Coluna

15fevereiro
“CARNABONDE 2007” fez homenagem ao Frevo
15/02/2007

“CARNABONDE 2007” fez homenagem ao Frevo...

...A dança tradicional e característica de Pernambuco, completando 100 anos nesta sexta feira última (dia 9 de Fevereiro) caracterizando a maior influência do Bloco homenageado: o “Bloco das Esmeraldas” (formado na época dos anos 60 por associados do “Clube Atlético Santista”).
Ao som de marchinhas e sambas antigos (que é o genuíno carnaval) na Praça Mauá, coberta de confete e serpentina, foi realizada a 7ª edição do “Carnabonde”.
O “Bloco das Esmeraldas”, com muito verde e branco (cores do extinto bloco) surgiu com grande imponência com os atores da Arte Cênica da Secretaria de Cultura, fazendo alusão aos foliões do antigo “Esmeralda”, vestindo três diferentes fantasias. Seguindo o corso, o “Bloco das Voluntárias” do “Fundo Social de Solidariedade”.
 

O Bonde, representando a importância do elemento turístico e carnavalesco


Darwin Ferreira Barbosa (“Rei Momo” de Santos), a Rainha Michelle Chaga  e a Princesa Alessandra Martha Martins de Oliveira


O “Bloco das Esmeraldas” foi o homenageado nesta 7ª Edição do “Carnabonde”

O CARNABONDE levou mais de 4 mil foliões, relembrando o desfile mais marcante do Bloco: o “Século XV no Frevo”. Contrastando com o céu cinza da tarde, dezenas de guarda chuvas coloridos caracterizavam ainda mais a festa temática.
Promovida pelas “Secretarias Municipais de Cultura” (Secult) e de “Turismo” (Setur) com a presença de Carlos Pinto, Wânia Seixas, junto ao Prefeito João Paulo Tavares Papa, a Presidenta do “Fundo Social de Solidariedade” Silvia Papa e o Vice-Prefeito Antonio Carlos Gonçalves, desfilaram num carro alegórico, acompanhando o corso.
A animação da “Banda Zago Art Show” incendiou a praça com  antigos sucessos de carnaval e os integrantes da “Banda da Corte” e da “Corte Carnavalesca”: irrepreensíveis.


O Prefeito e os líderes das Secretarias animadíssimos num trio - elétrico


Prefeito João Paulo Tavares Papa e o Vice Antonio Carlos Gonçalves
(Fifi) entusiasmados com a presença maciça do público neste “Carnabonde”


O prestigiado “Bloco das Esmeraldas” homenageou os “100 anos do Frevo”


Figuras pitorescas abrilhantaram a tarde na “Trupe”

--------------------------------------------------------------------------
 
"UÓ do BOROGODÓ” traz “ANTIGOS CARNAVAIS”...

...A loja “uÓ do BorogodÓ”, que emplacou em Santos, com a “Moda Conceito” assinada  por estilistas brasileiros, promoveu a apresentação do “1º Bloco Carnavalesco” nas ruas da cidade de Santos, partindo da Rua Goiás (esquina da Rua Armando Salles de Oliveira).
A atração principal foi o “Grupo de Percursão Quiloa”, lembrando os festejos carnavalescos de Olinda, tocando muito Maracatu, com um “arrastão” animado pelas ruas do bairro, retornando à loja.


Os empresários Alexandra e André El Ghaoui vibravam com os amigos


O Grupo “Quiloa Maracatu “ que animou o Carnaval do “uÓ do BorogodÓ”


O estandarte do “Grupo Quiloa”
-----------------------------------------------------------------------------

Carnaval – “Um Mito de Fantasia no Ar ”...
...lembranças de um passado inesquecível: as saudosas marchinhas, os antigos corsos de automóveis pelas avenidas da praia, os aguardados Bailes de Carnavais à fantasia (de sexta à terça-feira) repletos de  confetes, serpentinas e lanças-perfumes (que deixavam um delicioso aroma no ar)...
Jovem ainda, assistia ao desfile de Blocos, dos Chorões e das Escolas de Samba.
“Dengosas do Marapé, Favoritas do Sultão, Chineses do Mercado, Bloco das Esmeraldas, Bloco Cruz de Malta, Romanos do Campo Grande, Moleques de Rua, Chorões Santistas, Bloco da Bola Alvinegro, Mariposas do Campo Grande, Sonhadores do Itapema, Tricanas de Coimbra”, esmeravam-se para apresentar o melhor de suas criações, com fantasias vistosas, carros alegóricos elaborados, passos marcados, evoluções criativas e muita música contagiante.
Durante o “Reinado de Momo” na cidade, aconteciam as “Batalhas de Confete” formadas por foliões que apresentavam fantasias do ano anterior , preparando-se para a disputa do ano. O famoso “Banho da Dorotéia” nem se conta. Quando existia respeito, era maravilhoso.O carnaval de rua cresceu. Os Blocos e os Ranchos foram desaparecendo e dando lugar às “Escolas de Samba”. Daí surgiram “Padre Paulo, União Imperial, Real Mocidade Santista, Brasil, Império do Samba, X-9 Santista”, etc. Enfim: o Carnaval de Rua chegou a ser o melhor do Estado de São Paulo. Esperamos pois que na “Avenida do Samba”(na Zona Noroeste) volte a brilhar o mesmo glamour, e que, logo seja construído um “Sambódromo”, pois a nossa cidade bem o merece.