Coluna

20abril
PARIS - A CIDADE LUZ...
20/04/2010

...É difícil descrever as maravilhas da cidade que primam pela cultura em todas as dimensões, com milhares de pessoas das mais inusitadas partes do mundo apreciando seus museus, suas pinturas, esculturas e os costumes que ditam a moda mundial.
Observar o modo de vida do parisiense também é interessante, percorrendo o “Rio Sena” em sua imensidão com jovens estudantes curtindo o sol em suas margens, alguns meditando e outros reproduzindo em tela o que vêem.
Um passeio pelo “Sena” (no “Batteau Mouche”) que parte próximo à “Torre Eiffel” é extasiante. Observar as pontes em seus detalhes de esculturas e figuras esculpidas em bronze e ouro, ressaltando uma arquitetura invulgar. A noite é sensacional em suas luzes e casas noturnas. Os shows do “Moulin Rouge” (com seu tradicional “Can-can”) e o “Lido” (outro local requintadíssimo com danças em estilo mais moderno) são imperdíveis . A “Catedral de Notre Dame” , o “Museu do Louvre”, o “Museu D’Orsay”, a “Euro Disney”, a “Avenida Champ’s Elysées” com seu “Arco do Triunfo”, a Torre Eiffel” e o “Palácio de Versailles” são passeios obrigatórios, dentre os infindáveis lugares que Paris oferece aos turistas do mundo inteiro.
 
 

Walkyria Sanches Capp
em frente ao “Arco Do Triunfo”: um grande símbolo na “Praça Charles de Gaulle”
 

A “Torre Eiffel”, visto do “Sena” com toda asua imponência
 

“Museu do Louvre” é uma visita obrigatória de cunho cultural
 

A “Galeria Lafaiette” é um dislumbre paracompras em seus 6 andares de pura sofisticação
 

A jovem estudante Miriam trabalha como garçonete durante o dia: esbanjando toda beleza de uma parisiense
 

Em frente ao “Moulin Rouge” nossos companheiros de viagem: Roberto e Ivonete Ribeiro
Biancalana
 

Walkyria S. Capp
, assistindo ao magníficoshow do “Lido”
 
 
INAUGURAÇÃO DA NOVA “CANTINA LILIANA” (“Pasta e Pizza”)...
 
...é no “Espaço Iporanga” (o novo hit do Gonzaga): para apreciar as deliciosas pizzas e a verdadeira comida italiana, que há mais de 42 anos vem servindo a sociedade santista.
Tudo teve início em “Firenze”, na Região de “Toscana” (Itália) de onde emigraram para Santos, na década de 50, o casal Carlo e Liliana Goneli. Chegando aqui fundaram o “Restaurante Florença” ( na Rua Amador Bueno) e anos depois mudou-se para Avenida Ana Costa (onde se localiza o “Banco Itaú”) permanecendo por mais de 10 anos. Depois foram para a Rua Bahia com o nome de “Cantina La Fiorentina” e lá ficaram por mais uma década. O casal então voltou para a Itália e depois de alguns anos retornaram para o Brasil (em 1967) fundando na Av. Ana Costa (já na atual localização) a “Cantina Liliana”. Atualmente comandada por 2 ex-garçons da casa Hélio e Américo o estabelecimento tem um cardápio com dezenas de massas e faz concessões até a culinária de outros países, sendo escolhida pela “Revista Veja Praia” como: o melhor Restaurante Italiano da Baixada.
 

Salete Vieira
e Américo Carreira Vieira, um dos sócios que atua há mais de 40 anos na Cantina
 

O sócio Júlio e Estrela Rodrigues ainda atua com muito empenho
 
Os jovens Américo Carreira Vieira Jr. e Danilo Thadeu Vieira serão os responsáveis pela nova Cantina , junto a Hélio Cunha que supervisionará os novos empresários
 

Hélio Brienza Cunha
, junto à esposa Maristela e o filho Leandro: unidos nesta nova empreitada no “Espaço Iporanga”
 

Os amigos Marina e Carlos Henrique Alvarenga Bernardes, que nesta última terça feira foi homenageado com sua foto no descerramento de sua placa no “Rotary Clube de Santos”, como Ex-Presidente
 

Tânia Darc Rodrigues
ao lado de José Rodrigues Neto (“Chopp do Gonzaga”) foram prestigiar os amigos de longa data
 

Karina Ventre
e Tiago Rodrigues (proprietário do “Chopp do Gonzaga”) também levaram um abraço amigo
 
(este assunto abaixo pertence a primeira parte , antes da cantina Liliana)
 
Dicas de Viagem em Paris...
 
...No mínimo 7 dias , para conhecer 70% da cidade.
...Não há necessidade de alugar carro no Brasil. No aeroporto há facilidade de se contratar, e mesmo entregar o veículo em outros aeroportos sem burocracias ( a não ser que necessite de carros específicos): muito tranqüilo.
...É fácil se locomover por Paris de ônibus e metrô: são interligados e com uma passagem só você poderá passear a vontade por vários destinos.
...Contrate os shows com antecipação (a procura é grande, e normalmente não vende no local). Não há jantar, no “Lido” e no “Moulin Rouge” , mas a champagne francesa ou vinho estão incluídos no ingresso.
...Veículos como ônibus de turismo têm preço especial para turistas.
...Quando pegar táxi para algum lugar distante, faça uma barganha com o preço. Não há taxímetro.
...Os preços dos restaurantes variam conforme a localização, mas são todos excelentes e impecavelmente servidos.
...A entrada nos Museus garante abono em outros centros culturais, portanto não esqueça os tickets de bônus.
...O trânsito de Paris é intenso mas é mais fácil de se  locomover do que o de São Paulo.
 
...Evite a aproximação de vendedores de souvenirs nos lugares com maior concentração de gente : eles tentam distrair sua atenção.
 
...O tratamento pessoal do povo francês é muito gentil. São raras as exceções.
 Semana que vem voltaremos com mais dicas sobre a Alemanha.