Coluna

9fevereiro
A eterna magia de Campos do Jordão...
09/02/2009

...É estar em contacto com a natureza exuberante e o clima internacionalmente reconhecido como um dos melhores do mundo. O turismo é responsável por 80% de sua economia.Sem dúvida nenhuma estar em Campos do Jordão é desfrutar de um dos mais belos paraísos da terra.
Pinheiros, cascatas, flores e acima de tudo, Paz. O silêncio quebrado apenas pelo canto dos pássaros é um convite à meditação. No verão sentimos o calor ameno do sol, com seus raios filtrados pelos galhos dos plátanos. As temperaturas não ultrapassam 25°, com direito à brisa
suave e refrescante. Quem acha que conhece totalmente Campos do Jordão engana-se: cada vez se descobre um pedacinho diferente. Desta vez exploramos a Estrada de Ferro. De grande importância histórica para a cidade, a “Estrada de Ferro de Campos do Jordão” nasceu no início do século passado, da necessidade de se levar pessoas acometidas de doenças respiratórias para curar-se. Hoje a estrada é uma alternativa para contemplar as belezas da “Serra da Mantiqueira”, observar a “Pedra do Baú” e chegar ao topo mais alto das ferrovias do Brasil (aproximadamente 1743 m de altitude) no “Vale do Lageado”. O destino é a “Estação Eugenio Lefreve” em “Santo Antonio do Pinhal”. Um Empório e um Orquidário recebem os turistas para um breve descanso (enquanto o trem faz sua rotatória para o retorno) e a principal atração é um Mirante: onde está a imagem de “Nossa Senhora Auxiliadora”, de onde se avista as cidades de “Taubaté” e “Pindamonhangaba” e uma linda paisagem da Serra da Mantiqueira. Vale a pena fazer este passeio que conta com excelente guia turística em seu translado.
 
 

Walkyria e Durval Capp Filho, durante comemoração no “Safári Club”, onde se concentram os melhores grupos musicais (considerada pela “Revista Veja” como: o “Melhor lugar para ir à dois”
 

No “Mattherhorn” Empório e Restaurante  (“Boulevard Geneve”) um atendimento impecável da proprietária Marilda Molina, ladeada das filhas Clarissa e Juliana Vasconselos Rosa
 

Na “Estação Lefréve” um grupo de motoqueiros (das cidades serranas vizinhas) curtem as delícias da liberdade e da natureza em “Santo Antonio do Pinhal”
 

Rodrigo Correa da Silva (filho do proprietário do “Jornal da Baixada”) e Marcela passaram a lua de mel em Campos do Jordão, hospedados num dos melhores hotéis: “Hotel Monte Carlo” (privilegiado por sua localização, com imperdível piscina e jacuzzi aquecidas), é um dos redutos prediletos dos santistas
-------------------------------------------------------------------------
“Conversas de Botequim” na “Pizzaria Piola”...
 
...É a idéia do empresário Carlos Caldeira, apresentar às quartas feiras, uma figura de destaque da cidade, para noite de autógrafos e compartilhar com bate papos exclusivos seus lançamentos ou obras executadas.Nesta quarta foi a vez do artista Paulo Von Poser, que apesar de não ser santista nato, já adotou Santos como sua “musa inspiradora”.
Paulo leciona nas ruas e praças de Santos , há cerca de 23 anos na “FAU”-UNISANTOS  e recentemente esboçou seu desenho maior, aqui nos tetos do recém inaugurado “Teatro Guarany”. No dia 26 último, no topo do “Monte Serrat”, realizou com seus alunos e ex-alunos uma aula aberta, num “Atelier ao ar Livre”, em local que considera sua vista predileta da cidade.
 
                             
 

O arquiteto Paulo Von Poser durante sua apresentação na “Pizzaria Piola”, numa homérica noite
 
Na “Cantina e Trattoria da Conchetta”...
 
...O casal Roberto e Ivonete Biancalana comemoraram em grande estilo, mais um ano de união, no tradicional bairro do Bixiga, reconhecido pelas inúmeras cantinas.
Logo na entrada, um dos proprietários da casa, Walter Taverna serve uma porção de almôndegas aos clientes que aguardam uma mesa. Ao adentrar a cantina todos são convidados a dar uma ou mais badaladas no sino que fica junto à porta. Se você der uma badalada, está à procura de amor;duas à procura de trabalho;três o pedido de muita saúde e quatro para ganhar muito dinheiro.Faz-se uma alusão à romântica Itália e o ambiente fica mais alegre quando começa o rodízio de massas.O som fica por conta de um amigo do dono da casa, trazendo no repertório “Funiculí Funicolá”, o “Sole Mio” e muita “Tarantela”. Durante a animação, Walter Taverna começa a bater bandejas de inox, atirar tampas de panelas no chão e garante que isso não assusta a clientela e sim excita a todos os presentes.
 
 

Roberto e Ivonete Ribeiro Biancalana ao lado do cantor Diego na “Cantina Conchetta” (da 13 de Maio)
 

O proprietário Walter Taverna é uma figura folclórica nos seus 75 anos, causa muita alegria aos convidados com seu som extravagante e seu jeito irreverente
 
A C O N T E C I M E N T O S...
 
... Dia 5,último Diego Capp e Oscar Martíns inauguraram a “Picanharia Santista” na Rua Oswaldo Cruz , 412. A casa
tem tudo para agradar aos aficionados da carne.
... Dia 14, o Santos Atlético Clube (Clube dos Ingleses), realiza sua “25ª Festa Tropical” contando comShow Havaiano, Show de Escola de Samba e DJ Coca. O traje ébranco ou a caráter.
...”Carnabonde” desfilará dia 14(às 14h) na Praça Mauá, com homenagem este ano ao “Bloco Favoritas do Sultão” (remete a minha infância onde o bloco se preparava no Bairro doCampo Grande). A banda Zago Art Show tocará marchinhas e sambas antigos. Vale a pena participar.
...Dia 15(às 13h), em frente à Praia do Joinvile, o “Carnaval Liberal”, nas areias em frente as barracas de praia da Associação dos Médicos,Advogados,Dentistas , Engenheiros e Arquitetos de Santos
...Dia 15,“Raparigas Concentra mas não Para” ,é o lema da
da Banda Patusca “Raparigas do Último Gole”, que desfilará
das 12 às 18hs em frente ao Restaurante situado à rua Carlos Afonseca,214,no Gonzaga.